segunda-feira, 11 de novembro de 2019

JOSÉ AGOSTINHO FILGUEIRA



José Agostinho Filgueira, mais conhecido como Zeagostinho foi um grande empresário mossoroense, tendo nascido no dia 08 de agosto de 1936; filho de Raymundo Justino Filgueira e Anna Maria da Mota Filgueira. Seus estudos foram cursados no Colégio Diocesano Santa Luzia, posteriormente, passou a estudar em Natal-RN, onde morou na Casa do Estudante, daquela capital. Mas em seguida abandonou os estudos e foi para São Paulo, onde permaneceu até 1956. Quando chegou à sua cidade natal foi trabalhar com seu pai, na função de motorista de um misto, onde fazia a linha Mossoró/Areia Branca.
Em 1959, seu Agostinho resolveu trabalhar por conta própria, quando comprou um caminhão usado. Ele fundou em 1961, sua própria empresa a J. Agostinho, na qual viajava para Recife, onde foi representante da Transportadora Norte Riograndense até 1972. Depois seus amigos, que também eram seus clientes, incentivaram a abrir uma empresa, foi a partir daí que nasceu a Zeagostinho Transporte, em 03 de março de 1972, juntamente com sua esposa Salete. Como sempre com muita dificuldade iniciou entre Mossoró/Recife, mas seu sonho era abrir uma filial em São Paulo. Assim ele conseguiu, pois o intuito era transportar Du sudeste para seu Estado do Rio Grande do Norte, sendo que a matriz ficava em Mossoró e uma filial em São Paulo. Posteriormente abriu mais filiais em algumas cidades do Brasil.
Foi um grande trabalhador e honesto, nunca perdeu a disposição para trabalhar. Em 1974 entrou no Rotary Clube de Mossoró, onde foi presidente por duas vezes. Era casado com dona Antônia Salete de Sousa Filgueira e desse enlace nasceram dois filhos. No dia 21 de dezembro de 2008 sofreu um grave acidente automobilístico, até que veio a falecer. Pela sua obstinação e persistência em mais de 50 anos de dedicação ao setor, deixou um legado de bravura e uma estrutura logística que orgulha a todos que com ele conviveram. Gravou seu nome na história de nossa cidade como maior empresário do ramo de transportes.
Em sua homenagem a Câmara Municipal de Mossoró, através da Lei Nº 2.637 de 22 de junho de 2010 denominou uma Avenida com seu nome, localizada no bairro Itapetinga.       Fonte de pesquisa:Grupo relembrando Mossoró
FONTE – FAMÍLIA CAMBOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, MOSSORÓ-RN, COM 79 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, MOSSORÓ-RN, 12 DE SETEMBRO DE 2018

Minha lista de blogs